sábado, 28 de março de 2009

Trabalho Social do Pac.

É, finalmente o trabalho dos jovens pesquisadores começou.
Tivemos uma semana bem cheia e confusa, ainda estamos pegando o jeito e tentando nos organizar para fazer o nosso trabalho da melhor maneira possível.

Ao contrário do que eu achava, nós não vamos pesquisar os moradores da comunidade, mais importante, vamos pesquisar as organizações sociais que possibilitam que muitos dos moradores do complexo ainda tenham esperança de viver melhor .
Aliás tenho aprendido muito com esse trabalho, conheci muitas instituições e organizações que fazem um trabalho muito bonito na comunidade, mas que não tinham divulgação nenhuma e espero que depois desse levantamento, essas organizações possam ter um apoio maior e fazer muito mais do que elas fazem hoje.

E além de aprender mais sobre a minha comunidade, estou aprendendo muito como é a rotina de um trabalho de verdade; é duro hein, e só tem uma semana que comecei, mas estou amando preencher planilha, arrumar fichas de cadastro e ir pra rua fazer pesquisa e conhecer pessoas com histórias de vida incríveis.

Espero realmente que esse trabalho seja de grande valia pra nossa comunidade, e que traga a mudança que todos nós precisamos, pois fazer só obra e dar casinha bonitinha pro povo, não vai resolver o problema de ninguém, e que o trabalho social venha pra ficar e pra mudar a vida de muita gente.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Vamos tomar uma atitude!


É gente, depois de uma ano passando um perrengue danado pra poder estudar, finalmente resolveram tomar uma atitude com relação aos estudantes de pós-médio .

Não sei se já tomaram essa iniciativa em algum lugar, mas gostaria de convocar a todos os alunos da rede FAETEC que fazem o curso pós-médio, para assistir a audiência pública que se realizará na assembléia legislativa no centro da cidade - RJ, no dia 31 de março, e que tratará de um assunto de nosso interesse: O RIO CARD.

Não sei se todos sabem, mas esse é um direito apenas de quem faz o ensino médio geral, ou técnico concomitante. Mas nós alunos de pós-médio temos as mesmas necessidades dos alunos do concomitante e não seremos melhor gabaritados por já termos concluido o ensino médio geral.

Portanto precisamos comparecer em massa nessa audiÊncia, para que as autoridades saibam que elas estão lidando com pessoas que tem conhecimento de seus direitos, e também de seus deveres, porque não somos mais crianças brincando de ir pra escola, e precisamos do passe livre pra poder frequentar as aulas e poder complementar os nossos estudos, o que é cada vez mais necessário e a FETRANSPOR está querendo nos negar esse direito. E já é de conhecimento de todos que a falta do passe livre é a grande causa de evasão dos alunos de pós-médio.

VAMOS LUTAR PELO NOSSO PASSE LIVRE!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Mais uma palhaçada!

Não é possível, as ditas "autoridades" do nosso país realmente acham que o estudante da rede pública de ensino é palhaço né!

Inventaram o sistema de cotas, já estava feita a merda, agora querem modificar ainda mais esse dispositivo de segregação de "raças", diminuindo a quantidade de vagas reservadas para estudantes oriundos da rede pública.
Por acaso acham que um negro, ou um índio não seria capaz de passar pra faculdade sem precisar das cotas?! E por que ao invés disso, não melhoram a qualidade da educação na rede pública?!

Infelizmente todos sabemos que a competição entre os alunos vindos de escola pública e os que vem de escola particular é injusta,mas não porque uns tem melhores condições financeiras do que outros, mas pela questão da qualidade da educação que é oferecida, então não seria mais lógico reservar metade das vagas para alunos pobres independente de serem pretos, brancos, amarelos, verdes e etc, e a outra metade para os alunos vindos de escolas particulares e que tenham condições financeiras de pagar uma faculdade particular.

Nós pobres estudantes pobres, estamos servindo de bode espiatório pra incompetência de quem não consegue administrar a questão da educação no país. Mas até que isso mude, muitas aáguas vão rolar, e espero que nesse período as autoridades responsáveis por esse absurdo que é o sistema de cotas, tenham consciência de que a necessidade maior é a melhora na qualidade da educação na rede pública, para que um dia esses tipo de divisão não seja necessária, e que todos possam entrar na faculdade por seus próprios méritos.

Indignação...

Não dá, realmente não dá mais pra aguentar certos tipos de situações.
Estou chegando a conclusão de que o nosso mundo não tem mais salvação.
Porque não importa mais o quanto se fale, se explique ou divulgue medidas ou ações que podem beneficiar a sociedade, pois ninguém se interessa ou dá a mínima importância pra isso.

Não sei se isso pode se chamar de burrice, ignorância, indiferença ou falta de educação mesmo. Na minha comunidade, apesar de todos as atitudes grotescas que vão contra tudo que é considerado educado, a que mais me revolta é a crença que os moradores tem de que ficar "regando" as ruas durante todo o dia diminui o calor, a poeira ou sei lá mais o quê. A verdade é que não resolve nada, o calor só faz aumentar, pois a água evapora, e logo estamos sendo cozidos a vapor, e com relação a poeira, tão logo o chão seque mais poeira estará no ar, senão lama em alguns casos.
Eu aliás não entendo esses moradores de comunidade. Se não tem nenhuma obra na favela, todos reclamam que as ruas ficam cheias de lama quando chove, e agora que estão fazendo obras e que as ruas estão todas cimentadas, ficam molhando a rua toda hora. Se ao menos fosse um baldinho com aquela água que usou pra lavar a roupa, nem diria nada, mas deixar uma mangueira aberta o dia todo, é dose pra cavalo. Por acaso acham que a água tem o poder de mudar o clima da cidade?!

Isso aliás me faz lembrar de uma frase que sempre me vem a cabeça nessas situações que me revoltam, e que mostra exatamente o quanto o ser humano se mostra indiferente para o que acontece a sua volta:

Somente quando o último rio for poluído, a última árvore for cortada e o último peixe morto,

o homem se dará conta que não pode comer dinheiro...

E me pergunto até quando às pessoas vão agir de forma tão irresponsável com os nossos recursos naturais, e se não será tarde demais se algum dia todos se derem conta dos erros cometidos.

PAREM COM O DESPERDÍCIO. O PLANETA AGRADECE!