quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Lugares por onde andei...


Lugares por onde andei
Onde meus pés andaram, onde a vida me levou
Paisagens, pessoas, aromas que senti
Situações as quais me recordo, outras nem tanto.

Mas que com certeza me marcaram o suficiente
para serem inesquecíveis
Doces, vinhos, vinhos doces,mares e matas
Verdes e flores.

Aonde meus pés me levaram
não encontrei amores
Mas me deliciei com sabores, odores
Aventuras loucas em lugares desconhecidos.

Pessoas diferentes, lugares quentes,e frios
Cheiros ocres, céu azul, noite estrelada
Situações estranhas e também engraçadas.

Aonde meus pés me levaram,
nos caminhos onde andei
Aprendi muito, mas também ensinei

E meu maior prazer
Saber que essas lembranças
Prazerosas ou não, pra sempre serão parte de mim.

by Camila Araujo

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Valores Morais x Valores Reai$

Hoje, passando na rua, me deparei com uma cena que não é mais nenhuma novidade pra mim, um grupo de garotas, provavelmente com menos de 15 anos de idade, indo pra escola vestidas com sutiãs à mostra, piercings no umbigo, caras extremamente maquiadas, e que andam nas ruas à espreita do primeiro marginal armado e motorizado que aparecer, meninas que já há muito tempo não sabem o que é realmente ser uma menina.

Isso me fez pensar no por quê que isso acontece, no por quê de fazerem "músicas" denegrindo a imagem e a honra de meninas como essas, e no por quê delas gostarem ou mesmo os próprios pais incentivarem esse tipo de atitude nas filhas. E me pergunto inclusive de quem seria a culpa, do modelo de educação do nosso estado ou dos próprios pais!!

Eu poderia passar o dia todo falando dos problemas enfrentados pela escolas públicas, que não oferecem nenhuma estrutura pra que essas meninas tenham noção de sua própria inocência, de que podem mais do que serem mães aos 14 anos de idade e que não precisam se deixar levar pelas ditas "facilidades" de se envolver com marginais.
Ou mesmo de suas famílias, onde os pais não podem servir como exemplo e que não têm base pra ensinar as mesmas a dar valor à própria vida, ao futuro, e a sua auto-estima.

Hoje em dia, os jovens tem preferido ser reconhecidos pelo "status social", pela roupa de marca, pela moto, do que pela inteligência, pela capacidade de superação e pelo esforço pra mudar de vida da forma considerada aceitável pela sociedade.

O que me leva a acreditar em algo que eu sempre penso aqui com os meus botões; a educação nesse caso é primordial, tanto no auxílio para as famílias, que precisam ter uma base para educar seus filhos em casa, quanto no auxílio para as jovens no ambiente escolar, já que nas ruas a própria sociedade impõe preconceito e não estimula a mudança de vida dessas jovens que não aprenderam desde cedo, dentro do lar, a se respeitar e a valorizar seus próprios esforços e que se diminuem e se escondem atrás de falsas promessas de vida fácil, que surgem aos montes dentro das comunidades dominadas pelo crime organizado.

E sonho com o dia, em que meninas como essas voltaram a agir como crianças até onde for possível, que elas vão estudar e aprender que a educação é a base pra uma sociedade mais justa, que elas podem ter filhos apenas quando estiverem realmente preparadas, que um objeto de valor não traz felicidade, que para serem notadas não precisam andar quase nuas pelas ruas, dando a oportunidade para que pessoas possam desdenhar do valor que uma mulher tem, e que não será necessário que se bombardeie essas jovens com informações sobre o que é correto ou não, mas que elas mesmas tenham noção de seus deveres e de seus direitos, podendo assim ajudar até mesmo suas próprias famílias, fechando um ciclo de tragédias que às vezes é passado de geração à geração.


ps: ( esse texto está muito mal escrito, é que junto com o assunto não veio a inspiração, mas tudo bem, o importante é que consegui externar uma preocupação que já se tornou recorrente na minha vida...)
Da próxima sai mais bonitinho...=)

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Deu Bobeira..

Putz meu, perdi minha bolsa na universidade de bobeira...

Não tinha dado baixa na bolsa que eu ganhei dois anos atrás. Total falta de atenção e de experiência também neh..mas no próximo ano, estamos ai novamente, o importante é não desistir..

bjks!!!

( pow meo..será que tem nêgo que lê isso?!?!?!?!?!)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

"Não pergunteis o que o vosso País pode fazer por vós; e sim, o que podeis fazer por ele."
Autor: (Presidente Kennedy)


Nessa última semana tive a oportunidade de passar por uma experiência maravilhosa, que me fez pensar em temas como o da frase acima. Pensar no que eu, como cidadã, poderia fazer para mudar a realidade do meu país, da minha cidade, do meu bairro, e da minha vida.

Como muitos devem saber, a comunidade de Manguinhos, aqui no Rio, onde eu moro, está sendo beneficiada pelas obras do Pac ( Programa de Aceleração do Crescimento), mas além das obras que vão melhorar as condições de infra-estrutura, também têm sido implementados programas de cunho social, para que todo esse trabalho de reestruturação e desenvolvimento da comunidade não seja em vão. Como o de formação de jovens pesquisadores, que trabalharam fazendo um levantamento de dados com os moradores da comunidade. Projeto o qual eu agora faço parte e que espero que seja de grande valia, e que me traga muitos benefícios e conhecimento.

E o que me dá mais forças pra seguir em frente nesse projeto, é provar pra pessoas que não acreditam na capacidade de jovens que não tem expectativa nenhuma de ter uma vida melhor, com mais dignidade, que eles são capazes de mudar a realidade do meio em que vivem e da sua própria vida, e que independentemente, do nível de estudos, de conhecimento, ou de experiências na vida, todos tem a motivação necessária para fazer o que for necessário e ultrapassar seus próprios limites, em busca daquilo que acham que é correto.

E espero sinceramente que todo o esforço empenhado pelas facilitadoras para que nosso treinamento fosse perfeito, dê frutos. E que muito mais jovens, alguns com mais consciência de seus deveres, outros não, consigam mostrar que não é preciso mais do que motivação, força de vontade, fé, auto estima, e dedicação para que tudo ao nosso redor mude pra melhor.

Portanto, não fique parado esperando que o seu país faça tudo por você, corra atrás e mude a sua própria realidade, que a mudança do todo logo vem.

bjks e até a próxima!!!