quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

"Eu ser Marketeiro."

Demos louvores ao mercado da propaganda, que nos faz um grande favor ao nos dizer o que comprar, quando comprar, como usar e o quanto seremos lindos e populares ao usar tal produto, e porque não agradecer também por quando nos informa que tal produto já não serve para nós e que devemos trocá-lo por outro tão milagroso quanto.

Ironias à parte, o fato é que as propagandas além de serem unanimidade nos jornais, revistas e na nossa tão esperada novela das 20 horas, não se deixam esquecer nem na hora do nosso relaxante banho ( isso se você já tiver o último lançamento para cabelos secos no seu banheiro), do nosso café-da manhã ( quem é que não compra a margarina da família feliz levanta a mão...\o/) ou mesmo dos nossos corriqueiros papos sobre a ressaca do dia seguinte àquela festinha incrível, onde só tinha a tal da cerveja que dá dor de cabeça e não a outra que é mais cara, mas só te dá uma dor de barriga! (???)

Realmente me parece que o ser humano está se tornando essencialmente marketeiro, como pode se observar em um trecho do texto "Eu Etiqueta", de Carlos Drummond de Andrade que diz assim: "...saio da estamparia, não de casa, da vitrine me tiram, recolocam, objeto pulsante mas objeto." E o homem parace ter mesmo assumido o seu eu marketeiro, deixando de usar a sua capacidade de auto-promoção, que convenhamos, nos primórdios deveria ser de muita valia na hora de conquistar uma donzela, aliados ou lutas, para se tornar um objeto, uma coisa que serve apenas para fazer propaganda do que muitas vezes não tem nem serventia.


Infelizmente a conclusão que tiro disso, é que o homem parece ter perdido o último resquício de consciência de si mesmo e do que é realmente necessário para que possa viver dignamente, e esqueceu que o que importa não é a embalagem ou o nome do produto, mas em que ele faz diferença para a nossa existência, e em que aspectos tais produtos influênciam efetivamente nas nossas relações sociais.



8 comentários:

  1. Fala, Camila. Tudo bem? Olha, eu sou de comunicação e posso tentar explicar através da minha opinião. O Eu marketeiro sempre existiu. Numa entrevista de emprego, por exemplo, você se vende. E tem que vender bem o seu peixe. Sobre a questão da propaganda em si, acho que ela é um aspecto cultural, porque tudo hoje é propaganda. E propaganda é a alma de todos os negócios, inclusive do ser humano. Pense como a propaganda está impllícita em nossas conversas? E nas festinhas? "Eu quero ver pipoca pular. pipoca com guaraná"...

    A propaganda em si não é prejudicial ou até mesmo ruim quando bem feita. Lógico que ela existe para vender, aumentar lucros, mas não é isso que devemos levar somente em conta. Eu só gosto de roupa sem estampa, não gosto de parecer outdoor ou carro Nascar para ter oito milhões de adesivos. Enfim, eu acho que a propaganda legal é aquela que pode ser transformada em cultura e que não seja invasiva ou agrida. Sou a favor da propaganda porque ela está dentro do ser humano.

    bjo

    Ah, meu blog mudou, não se se já foi lá. agora é http://renanbarretoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Essa é minha garota! kkkkk
    Sério, grata surpresa achar seu blog. Até porque eu já tentei fazer um, mas não tive paciência, nem tempo de manter. Mas só de poder ler seus escritos, vou tentar manter o meu ativo ;c)
    E adorei o nome do blog. Parece nome de jornal da década de 20, do período em que advogados poetas publicavam em periódicos que eles mesmos bancavam.
    Um abraço e aguardo mais posts do Expresso!

    ResponderExcluir
  3. Ah querido Renan, você não sabe a alegria que sinto ao ler um comentário seu no meu humilde bloguinho, muito obrigada mesmo!
    Mas com respeito ao seu comentário, eu concordo com você, com relação a propaganda estar dentro do ser humano, e é às vezes muito necessária. Eu até gosto das propagandas quando são bem feitas,criativas,e principalmente quando transmitem a sua mensagem, sem ferir princípios éticos e morais. Eu só não acho legal a influência que algumas propagandas exercem na vida de algumas pessoas, principalmente na vida de jovens, que se baseiam muito no que está na moda .Por isso acho que algumas empresas de marketing deveriam estudar melhor os efeitos que algumas propagandas tem no dia-a-dia do seu público alvo.

    E Valeria, é um prazer muito grande tê-la como minha seguidora e eu espero que você permaneça firme com o seu blog, eu quero ler ainda muitas idéias suas, e quem sabe me influenciar por elas. Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Camila, meu anjo, eu fico até sem jeito da forma tão gentil que você me trata. Muito obrigado mesmo pelo seu carinho. Bem, respondi lá no formspring. rs

    Sobre os profissionais de comunicação , especialmente o pessoal de publicidade, estudam sim os efeitos da propaganda nos jovens. Inclusive existe um órgão no Brasil específico para a regulamentação das propagandas. O nome é CONAR (http://www.conar.org.br/). Entra no site depois e veja o que acha. Concordo com vc sobre algumas propagandas. Algumas peças publicitárias pecam pelo exagero.

    bjo

    Valeu

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camila! Como sempre, eu demoro mas chego...atrasado, antes tarde do que nunca. rs

    Eu entendo o quer dizer. É o modo como o marketing moderno trata as pessoas, digo, "consumidores". Porque as pessoas são figurantes, o alvo mesmo são os consumidores que nem estão ávidos por um produto, mas o papel dos marqueteiros é justamente CRIAR essa necessidade.

    Acho que há duas frentes para se tratar essa questão: o discernimento das pessoas ( "eu preciso realmente disso?" "O que tal produto vai mudar em minha vida?" "eu preciso de algo mais novo sendo que o 'antigo' me funciona tão bem e satisfatoriamente"?) e a responsabilidade das empresas e marqueteiros. O grande alvo é o lucro, afinal vivemos nessa máquina capitalista. Mas eu acho uma baita HIPOCRISIA as pessoas se escandalizarem quando acontece um grave acidente automobilístico causado por um motorista bêbado enquanto as propagandas de cerveja, que induzem as pessoas a acharem que o consumo desta bebida alcoólica é algo absolutamente normal e um comportamento socialmente saudável, não causem nenhuma indignação ou nota de desagravo. Até mesmo atletas ( né, Ronaldo Fenômeno de Marketing?) ajudam a promover e legitimar o uso desta droga. ( o alcoolismo é um dos mais graves problemas de saúde no mundo, reconhecido pela OMS)

    Pode parecer até contraditório, afinal uma pessoa que possui discernimento não cai nas armadilhas de uma propaganda de cerveja, por exemplo. Mas é necessário que haja um mínimo de responsabilidade por parte de quem divulga. O CONAR, muito bem citado pelo Renan, acolhe essas reclamações. E eu acho que é preciso coibir certos exageros em propagandas que podem fazer a diferença principalmente em questões complexas como saúde pública e educação ( Luciano Incrível Hulk, pelo visto, será o novo embaixador da educação no Brasil. Tá vendo, não basta ler e escrever, tem que saber soletrar!)

    Um beijo!

    E Feliz Natal! =D ho ho ho

    ResponderExcluir
  6. Querido Groo, é uma grande honra receber um comentário seu no meu blog, e fico mais feliz ainda por sentir que você entendeu o meu ponto de vista!..muito obrigada pela sua opinião, ela é realmente muito importante pra mim, assim como a de todos que comentam aqui também!

    Um beijo grande e um Ano Novo maravilhoso pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Aparece, menina, não fique tanto tempo assim sumida, sentimos sua falta! Bj!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Agradeço ter seguido o blog Amoralya.blogspot.com.
    Volte novamente para o novo blog: "lumynart.blogspot.com".

    Grata.

    Abraços,
    Lumena

    ResponderExcluir