sábado, 23 de abril de 2011

Ano Internacional da Química

Boa noite pessoal, após algum tempo só matutando idéias e mais idéias na minha cabecinha, tenho um bom motivo para escrever um post, aliás um ótimo motivo: o Ano Internacional da Química.

Está bem, confesso que não era a maior fã de química do mundo na época da escola, embora eu tenha me encantado um pouco pela química orgância, assim como pelos professores que lecionavam tal matéria ( que eles não leiam isso; ou pode ler também, pelo menos assim vão saber que formaram uma boa aluna, rs), mas a questão aqui não é essa! Ultimamente não se têm visto mais boas iniciativas relacionadas à divulgação das ciências, das práticas educativas de qualidade e que possam despertar um maior interesse dos jovens aos temas que não são só da escola, mas também do nosso dia-a-dia. E no ano internacional da química, o Museu da Vida traz para o público visitante de museus, alunos de escolas públicas, crianças, adultos, idosos, universitários e quem mais tiver vontade de conhecer, a exposição Elementar - a química que faz o mundo.

O trecho abaixo retirado do site do museu da vida resume melhor sobre o que se pode encontrar na exposição:
"No Ano Internacional da Química, criado pela Unesco – órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura –, o público pode conferir, nesta mostra, como aconteceu a separação entre a alquimia e a química, o porquê das cores em pedras preciosas, como os elementos se combinam para formar tudo o que conhecemos e como eles foram organizados em uma tabela periódica, que, mesmo tendo sido elaborada no século 19, tira do sério muitos estudantes até hoje. Aplicações da química na medicina, na nanotecnologia e no desenvolvimento de novos materiais e combustíveis também são abordadas."

A exposição conta com diversos experimentos interativos, painéis explicativos com linguagem bastante acessível, vídeos e jogos. Eu fiz uma visitinha por lá e tirei algumas fotos com meu celular, por isso da qualidade não ser das melhores, mas eu tentei. vale muito a pena conferir!

Jogo interativo onde se criam cadeias de moléculas


tabela periódica interativa, as caixinhas saem e servem como "chave" para assistir a vídeos sobre o tema
segue ai os links para quem quiser se informar melhor sobre a exposição e sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas por conta do ano internacional da química.

http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=mvida&infoid=1566&sid=22

http://www.quimica2011.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45:bem-vindo-aiq&catid=1:latest-news&Itemid=27

Beijão e até a próxima! =D