sexta-feira, 2 de abril de 2010

Polêmica das Pulseirinhas Coloridas.

Bom, após um bom tempo sem postar nada por aqui, em muito devido à falta de inspiração, tempo e cabeça cheia ( é, trabalhar, estudar, e manter minhas redes sociais atualizadas está sendo um pouco dificil!), eu voltei não para escrever sobre as coisas que durante todo esse tempo nortearam meus pensamentos, mas para falar de um assunto relativamente novo, mas que nos últimos dias me perturbaram bastante: As pulseiras do sexo.


Imagem retirada do blog Diário de um Juiz.

Não sei se já comentei isso em algum post anterior, mas eu atualmente estou cursando a faculdade de psicologia, que é aliás, a melhor experiência da minha vida. E uma das melhores coisas que o meu curso proporciona, é a reflexão e a discussão coerente de assuntos que geralmente parecem bobagem, se tratando de senso comum. Na aula de ontem ( quinta-feira ) com a professora Jurema, de Psicologia da Infância e Adolescência, o assunto de maior destaque, apesar do tema ser
Piaget, foi o caso da menina de 13 anos que foi violentada em Londrina por conta de suas pulseirinhas coloridas.
Nem me lembro afinal, o porque de termos entrado neste assunto, mas ao falar de delegação de responsabilidades, foi levantada a questão do estupro dessa menina, e o que me deixou estupefata, foi ouvir em sala de aula que apesar da evidente culpa dos rapazes em violentar a mocinha, foi que ela havia procurado isso ao usar as pulseirinhas mesmo sabendo que elas tem conotação sexual. Sejamos coerentes, se for pra culpar mesmo alguém, culpemos então a mídia que fez o
grande favor de difundir a moda das "pulseiras do sexo", que poderiam ser apenas a nova mania da garotada, assim como figurinhas, cards e/ou adesivos de pacote de biscoito. Mas não, tem que explicitar que as pulseiras são do sexo, são demoníacas e perversas. Só acho uma coisa engraçada, a primeira vez que tive notícia dessas pulseiras foi naquele programa chamado Fala que eu te Escuto da Rede Record, acabei de lembrar-me desse fato curiosamente.


Mas voltemos ao que interessa. O que eu acabei por refletir, e justamente pensando como psicóloga, como sugeriu minha querida professora, foi que o ser humano é completamente passivo, alienado e influenciável por tudo que ouve ou vê por ai. Essa é a única explicação que encontro pra que se tenha dado toda essa significação estúpida, arcaica e ignorante para simples pulseirinhas de silicone coloridas. Os indivíduos que cometeram o crime contra a garota que usava a pulseira, certamente já tem algum tipo de disposição para a violência, e poderiam tê-la estuprado, estando ela usando pulseira ou não, nesse caso estão jogando a responsabilidade para um acessório, o que é bem mais fácil do que analisar a fundo que tipos de valores esses rapazes têm e o tipo de criação que tiveram, que em algum momento pode ter exercido influência na formação de caráter desse rapazes, ou investigar se a menina tinha algum tipo de atitude reprovável, que ainda assim não nos cabe julgar, pois o crime cometido contra ela foi extremamente hediondo e injustificável. Se formos levar em conta que essa significação tem
alguma importância real, vamos dar significação à tudo então, ou pelo menos alguma que leve a algo bom. No alge da minha alteração emocional quando estava discutindo tal problemática com minhas amigas da faculdade, eu pensei em dezenas de formas estúpidas e grosseiras de falar sobre esse assunto, mas agora bem mais calma e depois de dar uma pesquisada e saber que compartilho minha opinião com algumas outras pessoas, pensei em algo que poderia ser mesmo divulgado pela internet e se tornar a nova mania da garotada: As Havaianas da Educação. (merchandising gratuito)

Cada cor de Havaiana representa uma atitude educada que você deve ter para com a pessoa que a está usando. Então quando você encontrar alguém que esteja usando uma sandália da cor:

  • Branca: Dê-lhe Bom dia, boa tarde ou boa noite.
  • Rosa: Ofereça-lhe 5 minutos de seu tempo, para ouvir os problemas dela.
  • Amarela: Elogie a beleza da pessoa.
  • Laranja: Parabenize a pessoa por seu desempenho em alguma atividade, ou pelo menos o seu esforço.
  • Vermelha: Ofereça ajuda para alguma coisa: carregar uma bolsa, pra estudar e o que mais a pessoa parecer precisar no momento
  • Verde: Dê um sorriso para quem estiver calçando a sandália verde.
E assim por diante. Você pode associar tantas outras cores de havaianas à atitudes gentis, podendo depender da ocasião e do que a pessoa pode estar precisando no momento. Isso pode parecer meio piegas, mas espero ver futuramente coisas como essas sendo disseminadas por ai, coisas que tenham algum tipo de significação realmente relevante para que ocorra uma mudança efetiva de comportamento das pessoas que nos cercam, e de repente dessa forma nós possamos conseguir uma sociedade melhor, onde as pessoas assumam suas responsabilidades, e passem a se importar com o que realmente interessa.

Agora estou bastante aliviada por ter conseguido escrever sobre o que estava me atormentando desde ontem, e inclusive indico também o blog Diário de um Juiz, que encontrei durante minhas pesquisas sobre o assunto, lá eu achei um post que tratava justamente sobre esse assunto, mas de uma forma mais formal, muito bem escrito, bem o contrário do meu que é bem informal.

Bjs a todos e até a próxima!